CÉSAR BELIENY

quinta-feira, março 16, 2006

Caridade Latina

Sábado assistia o programa Caldeirão do Huck, onde se apresentava o cantor Latino, com suas “canções” e as latinetes. Ele tocava aquela “musica” e todo aquele oportunismo em torno do tema da copa do mundo. Rapidamente julguei, sem nenhuma compaixão! Primeiro o julgamento mental, sem externar, depois confabulei com minha noiva e ela comigo e ficou claro que se ele dependesse de nós para comprar seus cd’s, o cator estaria ferrado.
O que me moveu a escrever esse texto não foi o canto, a performance (hilária), nem tão pouco as rebolativas latinetes, mas o ato que emocionou a todos no auditório e acredito que todos que estavam assistindo o programa naquele momento! Foi em um daqueles quadros que mantém a audiência alta, onde uma pessoa que enviou uma carta à produção tem a oportunidade de participar de uma tarefa e caso ela seja cumprida, essa pessoa embolsa 10 mil reais! No caso era um aposentado que tinha perdido tudo numa enchente em Queimados/RJ e sua tarefa era fazer uma fila de dominós em um tempo pré determinado e depois fazê-los cairem derrubando apenas o primeiro da fila. Porém o nervosismo o impedia de realizar a fácil tarefa, deixando de ganhar o prêmio em dinheiro!
Eu, que sem nenhuma compaixão havia julgado a música do Latino, pude testemunhar a compaixão do mesmo com o aposentado, pois em um ato de caridade onde se via nos olhos rara generosidade e compaixão, disse que daria o prêmio ao aposentado, comovendo a todos! Na mesma hora o apresentador falou aquela conhecida frase, "o sucesso não é por acaso”.
O que impressiona é que automaticamente meu olhar e os meus ouvidos se modificaram com relação ao Latino, continuo achando a música de baixa qualidade, as danças bizarras, mas toda vez que o escuto lembro no ato do ato. E tal me faz refletir que, por muitas vezes, temos opiniões formadas de artistas que mal conhecemos! Conectamos -sem sentir que estamos subjulgando-a música ruim ao caráter, ou virce-versa!
Partindo do pressuposto que somos 180 milhões de habitantes e o cara vende um milhão - é o suficiente aliado ao poder da mídia para se fazer sucesso - coloco a partir desse ponto de vista que o universo conspira a nosso favor! Quando derramamos caridade, o retorno divino é derramado de diversas formas, nem sempre inteligíveis, e logo atitudes equivocadas são tomadas, como o nosso subjulgamento mencionado acima, e talvez muitos que consomem a música do Latino não saibam que fazem parte, indiretamente, do ato que foi feito por ele no programa de tv!
Ainda que não consuma sua música, terá o meu respeito sempre.

J. César Belieny